"Qual a melhor forma de se comer biscoito recheado?"
Foto: Erna Daalman | Pixabay |
E essa atividade é nessa vibe. Com ela a ideia é olhar para si para reconhecer a própria verdade e preferência, e depois olhar para os outros e reconhecer a verdade e preferência alheia. Através dela, discuto verdades, gostos, valores e respeito. Tudo isso voltado para uma prática que aborde diversidade, inclusão e, mais uma vez, respeito.
Vamos experimentar?
1ª Parte
Começo a aula falando que hoje vamos discutir uma questão muito importante, que causa muita discussão e polêmica. Peço para que abram seus cadernos e se preparem, pois vou escrever a pergunta no quadro. E então escrevo "Qual a melhor forma de se comer biscoito recheado?"
Cada um deve pensar um pouco e escrever sua resposta.
Obs:
Essa pergunta foi adaptada de "O livro das ideias brilhantes", um livro de exercícios para estimular a criatividade. O exercício não era uma pergunta, mas tinha espaço para anotações.
MCLEOD, the brothers. O livro das ideias brilhantes: e o que fazer para tê-las. 1ªed. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.
Obs:
2ª Parte
Circulo pela sala, conversando sobre suas opiniões. Quando todos terminam, vou pedindo para que escrevam no quadro suas respostas.
Dica: Não é necessário forçar ninguém a escrever. Começo pelos alunos que gostam de ir ao quadro, depois convido outros. Deixo que alguns permaneçam próximos ao quadro. Mas o que mais funciona é pedir para quem já escreveu escolher quem vai ser o próximo. Se ao final alguns ainda não participaram, peço para alguém fazer a mediação. Se ainda assim não tiver adesão, tudo bem, cada um tem seu tempo.
3ª Parte
Após alguns minutos temos as mais variadas formas de comer biscoito recheado ali no quadro. A variedade é suficiente para que alguns alunos expressem opiniões bem distintas sobre seus gostos nesse assunto.
Dica: Prepare-se para as piadas, elas vão acontecer. Às vezes mais, às vezes menos, deve-se coibir apenas brincadeiras pejorativas ou ofensivas. É importante deixar o lúdico fluir para que na parte séria da discussão seja possível trazer o assunto sem bagunça.
A partir de suas falas, é possível discutir questões como:
"Todo mundo pensa igual?" (apontar a existência de diferenças)
"E daí se alguém gosta de algo que você não gosta?" (é normal existirem diferenças)
"Na próxima reunião da turma que tiver biscoito recheado, o que mais não pode faltar?" (estimular empatia)
"Se existe essa variedade toda de opções sobre comer biscoito, imagina sobre outros assuntos." (apontar os assunto que causam maiores discussões)
"A forma com que lidamos com esses assuntos é diferente da forma com que lidamos com essa pergunta de hoje?" (refletir a coerências de certas ações)
Enfim, uso as respostas deles para discutirmos tolerância, respeito e empatia para com a diversidade de formas de ser e estar no mundo, até mesmo com as que são muito diferentes de nós.
- - - - - - - - - - - - - - -
Se você tiver alguma sugestão ou se você já aplicou algo parecido, me conta nos comentários. Adoro trocar experiências!Espero que você tenha gostado da atividade.
Profª Maíra Penteado
Como citar este atividade:
PENTEADO, M.M. Atividade do biscoito: diálogo sobre diversidade em sala de aula. Projeto de Vida na Prática, 2021. Disponível em: <https://projetodevidanapratica.blogspot.com>. Acesso em: dia, mês e ano.
PENTEADO, M.M. Atividade do biscoito: diálogo sobre diversidade em sala de aula. Projeto de Vida na Prática, 2021. Disponível em: <https://projetodevidanapratica.blogspot.com>. Acesso em: dia, mês e ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário