![]() |
Foto: Analia Baggiano | Unsplash |
Olá! Você sabia que o primeiro passo para melhorar a sua rotina é se observando? Somente quanto paramos para ver onde gastamos tempo é que podemos ajustar e otimizar nosso dia a dia.
A atividade a seguir faz parte da minha lista de autogestão. É uma boa pedida se você não sabe por onde começar. Além disso, é facilmente adaptada para a sala de aula, principalmente como autoavaliação.
Vamos experimentar?
![]() |
Avaliação do Tempo - Maíra Penteado |
1ª Parte
Você vai preencher essa planilha semanal, tentado ser o mais específico possível em relação aos horários. É só por uma semana, tire uns minutinhos para isso e anote. Vou deixar aqui um modelo para você.
A tabela está dividia em tempos de 20 minutos. Preencha anotando as atividades que for realizando ao longo da semana. Se você quiser, pode fazer por mais de uma semana, basta imprimir ou fazer mais de uma folha como essa.Dica: você pode dividir e colorir as atividades, assim você vai poder ver com o quê tem passo mais tempo. Sugestões: Família, Carreira, Finanças, Saúde, Espiritualidade, Educação, Amigos, Cultura, Lazer, etc.
2ª Parte
Agora que observarmos nosso dia a dia por uma semana, vem a hora da reflexão! É importante parar e tentar responder de forma mais sincera possível.
- Como ficou sua tabela? Você tem uma rotina? Consegue ver um padrão?
- Como você sente com essa atividade?
- Como está sua satisfação com a distribuição das atividades?
- O que você tem priorizado no seu dia a dia?
- Isso está de acordo com o que você quer para sua vida?
- Você acha que precisa alterar algo? Se sim, o quê?
- Quais desses horários ou atividades são escolhas suas?
- Quais não são?
ATENÇÃO: Nada de ficar pra baixo com seu diagnóstico, ok? É super comum as pessoas terem semanas "bagunçadas" ou que precisam dar mais atenção às obrigações do que ao que gosta de fazer. Lembre que a atividade é para termos mais consciência das escolhas que precisamos fazer (mesmo quando fazemos no automático).
3ª Parte
Aqui, vamos fazer uma lista de alguns (ou todos) os hábitos que você gostaria de ter ou manter. Por exemplo, jantar algo leve, fazer exercícios, etc. E se essa atividade depende de outra, escreve junto do lado, assim:
- jantar algo leve (preparar a refeição)
- fazer exercícios (pegar ônibus até a academia)
- estudar
- jogar
- ler
- tarefas da casa
- estudar
- compras
4ª Parte
E para encerrar, vamos preencher a tabela mais uma vez. Mas agora colocando nela nossas expectativas, as coisas que precisamos fazer e as coisas que queremos fazer.
Essa última parte te aproxima da sua distribuição ideal de atividades. Com ela a gente exercita a organização temporal da nossa vida.
Dica: você pode pensar em fazer ajustes (como por exemplo optar por uma academia mais perto, ou comprar refeições ao invés de cozinhar). Seja criativo.
Uso na escola
A 1ª Parte pode ser explicada em alguns minutos, pois será uma tarefa para casa. Sugiro mostrar um exemplo preenchido para os alunos.
As 2ª, 3ª e 4ª Partes podem ser desenvolvidas em 1 tempo de aula.
Estimule os jovens a compartilharem e acolherem as experiências. Esses processos podem ajudar inclusive na parte de como mudar a organização do tempo. Lembre-os que se eles tiverem objetivos em comum eles podem criar grupos para ajudar a estabelecer os novos hábitos.
ATENÇÃO: É importante ressaltar (principalmente para os jovens) que as pessoas podem ter dificuldade em alcançar o planejamento semanal que idealizaram, ainda mais se estiver fazendo pela primeira vez. Esta atividade é só o primeiro passo para termos mais consciência de nós mesmos e das nossas escolhas. Desenvolvimento pessoal não é para ser sofrido, ele vem através da experimentação e reflexão.
Espero que você tenha gostado da atividade.
Profª Maíra Penteado
Como citar esta atividade:
PENTEADO, M.M. Autoavaliação do Tempo. Projeto de Vida na Prática, 2021. Disponível em: <https://projetodevidanapratica.blogspot.com>. Acesso em: dia, mês e ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário